segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Onde estiver o sol... é pra lá que eu vou!


Nome científico: Ixora coccinea
Família: Rubiaceae.
Nomes populares: ixora, ixora-coral.

Etimologia: seu nome é derivado de uma divindade indiana.
Origem: Índias Orientais e Malásia.

A Ixora, é um arbusto lenhoso, de porte ereto,
atingindo de 1,5-2,5 m de altura.

As inflorescências são terminais com numerosas flores
de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa,
formadas durante a primavera-verão,
mas podendo ocorrer o ano todo.

Adoram sol pleno e por isso precisam de água fresca periódicas.

Por ser belíssima, e de uma cor muito viva
elas são usadas como destaque nos jardins
podendo formar canteiros isolados ou cercas-vivas.



Curiosidades:
a ixora foi introduzida no Brasil em 1809, por D. João VI que,
durante a invasão do Guiana Francesa,
contratou o agrônomo Paul Germain
para trabalhar no Horto Real de Pernambuco.

Ele trouxe várias espécies vegetais
que eram cultivadas pelos franceses,
sendo uma delas a Ixora coccinea.

Essa planta rapidamente se adaptou
às condições climáticas brasileiras,
sobretudo das regiões Norte e Nordeste,
onde possui rápido desenvolvimento
e permanece florida por boa parte do ano.

Possui ainda algumas propriedades medicinais,
Borboletas e beija-flores, são visitantes assíduos...

clic na foto, e veja o beija-flor em plena atividade...ele ia de flor em flor o tempo todo!
e não se intimidava com a câmera e presença das pessoas...lindo demais!

Enfim a belezura, é destaque
em todos os jardins do litoral brasileiro
onde encontra clima perfeito para florescer.

Como diz a canção...
onde estiver o sol é prá lá que eu vou!

Estou voltando... e colocando as visitas em dia!
É uma questão de tempo...apenas!





12 comentários:

  1. Oi gente!!!

    Pois é tem coisa e coisa que acontece neste mundo... e no mundo virtual não é diferente...

    Pela primeira vez em 8 anos de blogueira, tive um atrito virtual...
    Pode???

    Sempre tive mania, hábito, ou sei lá o quê, de ajudar a todos que me pedem ajuda, a dar um trato em seus blogs... enfim, falou em html, eu adoro mexer, mudar...

    Pois bem, três irmãs chegaram até mim, pedindo ajuda... personalizar seus blogs...coisa que adoro fazer.

    E assim fiz... dá um trabalhão, pois como eram adolescentes, tive que começar do zero, inclusive, montagem de imagens no photoshop, hospedá-las no photobuket...desde o abc, até a publicação em seus respectivos endereços (fotoblogs uol)...
    Depois destes, pediram mais tres, como estava com tempo, fiz também...depois já sinalizei que não podia mais, pois além de tudo, estavam perdendo muito tempo na net, e sabia que sua mãe não gostava muito disso...

    Bastou minha primeira negativa, para que uma delas, começasse um verdadeiro ataque à minha pessoa, com palavrões, e até disfigurar meu fotoblog e de minha amigas,que vieram me dar apoio, com comentários de mal gosto...e outras coisas mais...terrorismo e falta de educação a toda prova...

    Bom... tudo passado, mas me chocou profundamente...e me deixou muito triste...

    Mas uma guerreira, não abandona o front na primeira derrota...
    E aqui estou...

    Uma semana linda a todos, saudades!

    Obrigada a todos que aqui estiveram, li todos os recadinhos...

    ResponderExcluir
  2. Viver é aprender
    Ser feliz é aprender contigo sobre as flores.

    Não se abale Zininha, quando mais sofremos, mais crescemos espiritualmente, converta o mau em bem. use sua sabedoria e a sabedoria das flores

    um beijo querida!

    ResponderExcluir
  3. Ola, Zininha! Não se abale, você ajudou com carinho, agora é cuidar do seu jardim que é maravilhoso e tem muitas amigas que vem aqui no seu cantinho receber esta energia boa, radiante de beleza.

    Beijos e mais beijos

    ResponderExcluir
  4. Zininha, não só as flores, mas eu também sou movida à energia solar.
    Hoje está um belo dia de sol, mas não dura muito, por isso já fiz meu passeio, colhi amoras, fotografei as flores, ouvi o canto dos passarinhos, senti a vida exuberante.
    Fotografei a ixora ao lado da estação do Pão de Açúcar em fevereiro. Tinha da amarela também.
    Fique em paz com a natureza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. que bom que vc não se deixou vencer por estas mesquinharias, e tenho pena por elas, pois pessoas que não sabem receber um não sofrerão muito mais do que o necessário nesta vida Zininha, pior pra elas que perderam uma amiga tão generosa qto vc. E ficar sem ver suas belas flores, nem pensar, pense em quem realmente gosta de vc, eu estou aqui :) Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga!
    Voltei ao seu cantinho para pedir...defenda os direitos dos animais domésticos...saiba mais em:
    coisasdemeninas.com ou no meu cantinho.
    Se puder, divulgue no seu espaço...
    Agradeço de coração.
    Beijinhos carinhosos.
    Itabira - Minas

    ResponderExcluir
  7. Olá
    'Informações Re muito bom fornecidas.
    Beautiful flower!
    Eu amo a cor vermelha.
    Fique com o amor ...

    ResponderExcluir
  8. Oi amada estava com saudades.,na vida tudo passa e essa nuvem já esta bem longe,continue alegrando as pessoa que visitam teu cantinho com flores e mais flores e teus comentários ,digo isso por que sou uma dessas pessoas que adora passear no teu jardim,força amada com Jeus tudo podemos,TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE...Ah amada tem um selo de utilidade pública no meu canto pra você.Beijos na alma

    ResponderExcluir
  9. Estou fazendo um curso de jardinagem e, coincidentemente, hoje o instrutor falou que a Ixora é a planta do momento, pois o Pingo de Ouro já está saindo de moda.
    Não concordo com esse "sair de moda". Nem "entrar na moda". É tudo uma questão comercial.
    Não aceito que uma planta seja deixada de lado porque "saiu de moda". Não estou me referindo somente ao Pingo de Ouro, mas a todas que já foram esquecidas, em nome de um modernismo consumista.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Estou fazendo um curso de jardinagem e, coincidentemente, hoje o instrutor falou que a Ixora é a planta do momento, pois o Pingo de Ouro já está saindo de moda.
    Não concordo com esse "sair de moda". Nem "entrar na moda". É tudo uma questão comercial.
    Não aceito que uma planta seja deixada de lado porque "saiu de moda". Não estou me referindo somente ao Pingo de Ouro, mas a todas que já foram esquecidas, em nome de um modernismo consumista.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, tem um selo para você no meu cantinho. Comento do carinho dos blogs que me conquistaram. Quando der um tempinho passe para pegar. Beijinhos...

    ResponderExcluir
  12. bacterial arizonas lengths extols flowing confer vendor immediacy roles stripes indistinct
    semelokertes marchimundui

    ResponderExcluir

As flores...certamente
é a forma que Deus arranjou
de se mostrar a todo instante
em qualquer lugar
a todos os seres do Universo...