sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Azaléias de Sampa...lindas como elas só!


As Flores Azaleias, também conhecidas como Rododendro, são flores que se encontram nas diversas colorações: flroes de cor brancas, flores de cor vermelhas, flores de cor arroxeadas, flores de cor róseas, simples, dobradas ou, até mesmo, listradas.

São flores típicas da passagem das estações outono e inverno, trazendo seu alegre colorido justamente no período cinzento, no qual a maioria das plantas de flores se encontra em repouso. Originária do Oriente, suas flores são o símbolo chinês da feminilidade.


As azaléias liláses, tem como significado a elegância, a felicidade.


A Azaléia de flores brancas representa romance ou paixão passageira.

A Azaléia de flores rosadas diz respeito ao amor pela natureza, o amor dos naturalistas ou o amor de longa data, duradouro e sublime: "Te amo há um tempão".

A Azaléia de flores vermelhas quer dizer: “Sou apaixonado por você há muito tempo" Trata-se de uma planta muito resistente e suporta condições climáticas adversas.

Nos jardins, as azaléia atingem mais de 2 metros de altura. Essas flores são indicadas para pessoas solitárias e conservadoras que pretendem mudar um pouco a sua rotina de vida e está, também, ligada ao signo de gêmeos.

As Azaléias gostam do frio, nos meses mais frios do ano as flores tomam conta da planta inteira.
Ela tolera até -4ºC, e são utilizadas como flores ornamentais na maioria dos jardins privados, praças e parques do mundo, hoje são muito populares e podem ser encontradas compondo cercas vivas, alegrando corredores e entradas de propriedades particulares e públicas.

No intuito de trazer para dentro de casa a beleza da natureza, o homem desenvolveu algumas técnicas especiais para manter saudáveis as plantas ornamentais, portanto, recomenda-se que as condições do local que irá receber a reprodução natural sejam sempre estudadas previamente.

Uma condição primordial é a luminosidade, a proximidade da planta a uma janela por onde entrem os raios solares é geralmente um bom local para as plantas ornamentais que florescem.
Lugares muito fechados não são aconselháveis, já que as plantas necessitam de ar fresco para o bem-viver.




Curiosidade:

A Azaléia é relacionada deusa Minerva, deusa da sabedoria e da razão; no Reino Unido houve uma época em que era comum que as moças colocassem pétalas dessas flores em seus cabelos, sob seus chapéus de renda, na esperança de serem pedidas em casamento.

Azaleáis fotografadas em São Paulo.

11 comentários:

  1. Uma coisa que gosto muito de suas postagens, são as curiosidades, a variedade de dados, e claro a beleza das fotos que você ilustra os textos.
    E pelo que sei todas de sua autoria.
    parabéns pelo teor de seus blogs. Adoro os seus haikais.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. :)
    Na 1ª vez que fui à Ilha da Madeira ( há cerca de 22 anos), fui visitar um parque natural, onde abundavam as azáleas. Cresciam por todo o lado de uma forma muito natural como se não fosse obra da mão humana. Adorei! Faziam-me lembrar mata, uma mata florida! Alguns anos depois voltei ao tal parque e não vi nem uma azálea...fiquei triste. Na 1ª vez que lá fui, foi em pleno inverno (embora os invernos na ilha sejam muito amenos)e numa zona alta e húmida. Agora pelas suas informações percebo porque se davam tão bem naquele local.
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Afff!cheguei amiga desculpa o atrasso,mas não tenho dado conta de tudo!amei as Azaléias!Que lindas fotos!e que variedade de cores!lindaaaaa!depois volto com mais tempo para apreciar tudo por aqui!as rosas também!preciso estuda-las para poder retrata-las melhor na minha pintura!Beijinhos amiga lindoooo!!!!seu jardim sempre florido cheio de borboletinhas!

    ResponderExcluir
  4. Que flores não são lindas?Amo flores!As azaléias são mimosas,perfeitas!Lindas fotos!
    Bjo Zina!

    ResponderExcluir
  5. Eita menina florida, meu! É por isso que você é tão especial.A natureza não vive sem você para aplaudi-la o tempo todo.Beijo gigante e boa semana, minha querida.

    ResponderExcluir
  6. Uau... meu jardim está muito mais lindo agora com todas vocês aqui...

    Meninas, obrigada mesmo... a cada uma, as novas e as velhas (carinhosamente) amigas...

    São como borboletinhas, lindas que vêm pousar nas flores do jardim da minha vida...

    Estou muito feliz, mesmo!

    Beijos, minhas queridas...

    ♥ﺅﺊﺋﺋﺅﺊﺋ♥

    "Na nossa caminhada pela vida,
    conhecemos pessoas todos os dias.
    A maioria, simplesmente encontramos por acaso,
    mas algumas são enviadas até nós.
    Estas se tornam amizades especiais,
    cujo vínculo não conseguimos explicar:
    são as que nos compreendem e conosco
    compartilham alegrias e tristezas!!!!...."

    Saibam que suas amizades são...
    MUITO ESPECIAIS para mim!!!...

    ♥ﺅﺊﺋﺋﺅﺊﺋ♥♥ﺅﺊﺋﺋﺅﺊﺋ♥♥ﺅﺊﺋﺋﺅﺊﺋ♥♥ﺅﺊﺋﺋﺅﺊﺋ♥♥ﺅﺊﺋﺋﺅﺊﺋ♥♥ﺅﺊﺋﺋﺅﺊﺋ♥

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de azaléias, e tenho alguns pés no meu jardim, todas da mesma cor.
    Não estão lindas como as das fotos, e nesse ano a florada foi menor, até mesmo no Parque das Águas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. ai ai ai Zininha...que coisa mais linda!!!!! vc e as azaléias...rs bjs

    ResponderExcluir
  9. Ui que coisa mais linda, sou suspeita para falar de flores, pq amo todas... mais aqui encontrei tantas variedades, adorei tudo... bom finde, beijos

    Mônica

    ResponderExcluir
  10. Desde a galiza parabens, pelas azaleas, estive no brasil- Salvador e Rio-, terra onde podssam viver essas plantas tem ser bela.
    Felicidades.
    Maruxa.

    ResponderExcluir
  11. tevendo mudas de azaleia. otimopreço. 59272798.

    ResponderExcluir

As flores...certamente
é a forma que Deus arranjou
de se mostrar a todo instante
em qualquer lugar
a todos os seres do Universo...