domingo, 1 de agosto de 2010

Blogagem Coletiva- 12º.post- by Orvalho do Céu - Mística e espiritualidade.




Falar de Mística e Espiritualidade nos dias atuais é encontrar em nós o mistério que nos faz viver com os pés no chão, com o coração e os ouvidos bem abertos para o que Deus tem a nos dizer.

A palavra Mística tem sua raiz na palavra mistério (mysterion - em grego - Mc 4,11; 1Cor 2,1.7; Cl 1,27; Ef 1,9.).
A palavra Espiritualidade tem sua raiz na palavra espírito (ruah - em hebraico - Gn 2,7.).


Mística é o fio condutor, uma linha invisível que une a memória e os sonhos, que une a história e a utopia, que une o passado e o futuro, e que faz do presente uma grande festa.


Espiritualidade é aquilo que faz no ser humano uma transformação; já diria Leonardo Boff.

Necessitamos do mistério. Necessitamos do invisível.

Necessitamos do sagrado que sempre habitou em nós

Em tempos conturbados como os que vivemos, somos levados aos mais profundos questionamentos:

O que estamos fazendo aqui?

Qual é o nosso lugar no mundo?

Como garantir um futuro melhor para todos?

O que existe após a morte?


Iluminando nossa compreensão e mostrando os diferentes caminhos que o Ocidente e o Oriente percorreram em busca de tais respostas, Leonardo Boff reflete sobre o papel que a espiritualidade assumiu no mundo moderno.

“Espiritualidade – um caminho de transformação”, um livro de Leonardo Boff... li e recomendo.


Suas palavras procuram reforçar em nós o desejo de lutar por uma vida centrada em valores éticos e imateriais.


Com a sensibilidade e o senso crítico comuns à sua obra, ele faz uma importante distinção entre religião e espiritualidade.

Enquanto a religião está associada a instituições, dogmas e rituais, a espiritualidade diz respeito às qualidades do espírito humano: solidariedade, tolerância e amor.


Segundo Boff, "a espiritualidade vive da gratuidade e da disponibilidade, vive da capacidade de enternecimento e de compaixão, vive da honradez em face da realidade, e da escuta da mensagem que vem permanentemente desta realidade.

E ele começa o livro constatando que em suas palestras sobre espiritualidade, notava a presença de vários empresários bem sucedidos, levando a crer que a humanidade, independente de suas conquistas materiais não pode viver sem uma espiritualidade ou uma transcendentalidade, cuja falta remete a um vazio existencial.

Um livro de fácil leitura, onde ele mostra-se simples e resume com desenvoltura as maneiras que a humanidade desenvolveu para se comunicar com a transcendentalidade, onde mostra claramente as duas formas - ocidental e oriental - de entrar em comunicação com Deus.

Resumindo... eu diria que deveríamos antes nos concentrarmos na fonte (Deus) e não nos rios (religiões) que a mesma emana, separando e mostrando a diferença entre religiosidade e religião, onde a religião seria um mecanismo, ou um instrumento criado pelos homens para facilitar a comunicação com o Mesmo, e enquanto a religião estivesse nesta sua função principal ou primordial, ela estaria cumprindo o seu papel.


Enfim, um belo livro, contagiante do começo ao fim.

Com este post encerra-se a Blogagem Ecumênica espiritual de

ORVALHO DO CÉU

a quem quero aqui deixar meu agradecimento especial,

por esta experiência impar.

Nestes doze domingos, pude vivenciar todos estes temas propostos por ela...o quais enriqueceram sobremaneira meus conhecimentos no campo espiritual, não só pelos que eu escrevi, mas por todos os textos dos que aderiram, onde um completava o outro... formando assim, uma grande obra espiritual...

Minha querida, que Deus sempre te ilumine e te guarde... te abençoando com muita saúde.

...Obrigada pela oportunidade...


Prá você, Orvalho do Céu... a beleza e o perfume desta rosa.

8 comentários:

  1. AMIGA
    Parabéns!!!
    Outra BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL ECUMENICA.Que maravilha!!!
    QUE O ORVALHO GOTEJE DAS GRAMÍNEAS, OS PRIMEIROS RAIOS SOLARES TILINTEM NO TEU HORIZONTE E BATA NAS PÉTALAS DOS HIBISCOS,FORMANDO UMA ESPÉCIE DE ARCO DE OURO. ALGUNS PÁSSAROS FESTEJEM O ALVORECER DO NOVO DIA.
    É Domingo mais uma vez... última postagem de uma série de 12... Quanta alegria!!! Que feliz consórcio fizemos, querida!
    No próximo domingo te espero na Ressonância, tá?
    Fique com Deus e seja feliz como vc merece!
    Bjs dominicais pra vc, minha linda.
    Vc deve estar perfumada hoje também... afinal quem oferece rosas não pode ficar sem seu aroma, querida e estou mesmo precisando dele...

    ResponderExcluir
  2. Comemorando 5 mil visitas com HOJE SOU FELIZ PORQUE ... e hoje eu sou feliz porque tenho amigos como vc que me ajudou a chegar lá... OBRIGADA !!!... um bj de muito boa semana prá vc... **£ú®

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto - como sempre - Zininha !
    Uma visão lúcida e verdadeira dos mistérios.

    Parabéns.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Zininha

    Vim visitar seu blog (parabéns, muito bonito, aconchegante e com importante mensagem) atravás da blogagem coletiva do Espiritual_idade. No ConeXãoBlogs, http://007conexaoblogs.blogspot.com/ busco divulgar e reunir blogs e seus temas. Seu blog está lá com chamada para o link. Deixo o convite para que visite e se gostar entre como seguidora, passando a fazer parte da nossa conexão.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Texto lindo zinha, embora eu não a mereça obrigado pela rosa, é linda e só um coração lindo poderia oferecer uma flor tão linda. Bom final de semana com muito amor e luz em sua vida. bj

    ResponderExcluir
  6. Bonjour,
    Je suis désolée, je ne parle pas portugais. J'ai traduit votre texte sur la spiritualité et c'est très beau, très fort!
    Merci pour le partage.
    Amitiés de France.
    Marie K.
    Et que Dieu vous garde en santé, amour et dans sa lumière.

    ResponderExcluir
  7. As manifestações de Deus podem ser tão pessoais que o comunicado nunca venha revela-las a ninguém tal a inteligência e transcendentalidade. É o caso de Maria que não teve outra saída senão a de guardar no coração. Os aficionados de Paulão de Tarso talvez saberão realmente o acontecido na estrada de Damasco somente quando toparem com ele...

    ResponderExcluir

As flores...certamente
é a forma que Deus arranjou
de se mostrar a todo instante
em qualquer lugar
a todos os seres do Universo...