domingo, 30 de maio de 2010

Tempo x Espiritualidade...3º.post-Blogagem espiritual by "Orvalho do Céu".




A fé, a esperança e a caridade são como três estrelas

que se acendem no céu da nossa vida espiritual

para nos guiarem rumo a Deus.

São, por excelência, as virtudes ´teologais´:

põem-nos em comunhão com Deus e nos conduzem a Ele.

(As Virtudes Teologais, como o nome indica,

são as virtudes que nos fazem agir bem, para o bem... em relação a Deus.)


Das três virtudes... procurei saber mais sobre a caridade

...e com o Apóstolo Paulo me emocionei...

Vejam só as palavras dele em : Coríntios I, cap. XIII, vers. 1 ao 13

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine".

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria."

" E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria".




Depois de tudo que li...diria:


A Caridade é amor.

Ambas, diria mesmo são palavras sinônimas.

A Caridade não é somente procurar uma moedinha no fundo da bolsa e jogá-la na latinha de quem pede.



A Caridade não é somente ofertar um prato de comida a quem tem fome.

A Caridade não é somente tirar do nosso guarda-roupa um vestido, uma blusa, um sapato ou qualquer objeto que não usamos mais e dar a quem nada tem.


A Caridade é antes de tudo amor.


(Doutores da alegria)

É conhecer a dor da pessoa que vive perto de nós, quer seja na nossa família, na comunidade ou mais distante.

Conhecer a sua dor e procurar com ela resolver o seu problema.
A Caridade é dar um bom dia, é sorrir para uma criança indefesa, para um jovem, às vezes desorientado, para um idoso que carrega seu fardo com dificuldade.

É mostrar caminhos... não é dar o peixe, mas ensinar a pescar...

Dar o pão ... mas sobretudo ensinar a fazer seu próprio pão...

Caridade é amor... e o amor é que fica para sempre... é a base de tudo!


...o começo, meio e fim...

O futuro depende de nosso amor para com o Planeta

para com a nossa casa...nosso semelhante... nossa vida!


Cuidar do Planeta, é uma caridade universal

e os beneficiados somos todos nós!


Com este post, estou participando do 3º tema da Blogagem Coletiva de "Orvalho do céu".

para saber mais ... conheça Rosélia, acesse clicando na sua foto.


13 comentários:

  1. Zininha, você foi buscar um grande exemplo, Paulo.
    Madre Teresa também dizia algo semelhante, quando afirmava que "não importa o que se dá, mas o quanto de amor se coloca em tudo que se dá".
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. oi Zi.
    ontem mesmo assisti a uma palestra, onde o orador dizia assim, "a caridade não é um dos ´caminhos de salvação, ...é o UNICO caminho,...pois caridade é amor...e amor é tudo"
    veio bem de encontro com o que dizes nesta linda postagem.

    beijo de luz

    ResponderExcluir
  3. oi, minha amada Zininha
    Passo só pra lhe desejar um ótimo Domingo. Estou fora de casa e o Encontro de família e das ex alunas dos Cursos Ginasial e Normal.
    Amanhã comento, com carinho, seu lindo e singelo post.
    Obrigada pela adesão à nossa Blogagem Coletiva Espiritual.
    Bjm

    ResponderExcluir
  4. Oi Zininha!Olha eu aqui!Eu estou só com um blog agora por falta de tempo,sabe?Mas é claro que eu não ia deixar de te visitar!Um beijo em cada bochecha!

    ResponderExcluir
  5. Muito lindas essas palavras do Paulo. A Caridade, que é o Amor em ação, é o único caminho sim.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Muito linda sua postagem querida!
    Vamos todos juntos nessa corrente maravilhosa.
    Tenha uma semana especial.
    Com carinho, Lady.

    ResponderExcluir
  7. Eu passei para ler o que você escreve. pois gosto muito. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Zininhha, querida
    Vc não pode calcular que seu post foi lido em família, ou seja, pra tia e prima... justamente separavam elas objetos para doação... acredita?
    Pois bem! Caiu como luva, minha linda!
    O HINO AO AMOR... OU À CARIDADE... OU À HUMILDADE... é sensacional!
    Paulo é meu grande exemplo de apóstolo Misssionário... me inspirou muitíssimo no início de minha caminhada pastoral.
    Vc só nos fez crecer, amiga.
    Muita paz interior pra vc!
    Bjs
    Amanhã tem mais dicas pra todos...

    ResponderExcluir
  9. Olá Zininha, se deixarmos o coração agir, assim estaremos colocando nossa alma em tudo.É o passo para a partilha entre as pessoas a verdadeira doação que é a caridade."O amor em toda sua plenitude"
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  10. E o amor é a flor que perfuma todas as ações. Lindo aqui tb, amiga do coração!!! Bjos e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  11. ♥♥Olá, amiga!
    Voltei para rever seu cantinho...
    Encontro esse texto maravilhoso... já ganhei meu dia, melhor minha semana!
    Um lindo fim de semana cheio de paz!♥
    Beijinhos.
    ♥♥Itabira
    Minas♥♥

    ResponderExcluir

As flores...certamente
é a forma que Deus arranjou
de se mostrar a todo instante
em qualquer lugar
a todos os seres do Universo...