quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rodovia Imigrantes, São Paulo, Baixada santista...

Vista de dentro do carro

Parece que estamos no céu.

Lindo demais





HTML clipboardA Rodovia dos Imigrantes (SP-160)

é uma importante rodovia do estado de São Paulo.


Tem 44 viadutos, sete pontes e catorze túneis, em 58,5 km de extensão.


A Rodovia dos Imigrantes faz parte de um complexo de estradas


denominado Sistema Anchieta-Imigrantes,


dos quais fazem parte também as seguintes rodovias:


Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega

e Cônego Rangoni, a antiga Piaçaguera.






Ambas as pistas da Imigrantes são reversíveis.

A administração do Sistema Anchieta-Imigrantes
mantém a prática

de reverter as pistas para um único sentido
quando o tráfego é muito intenso:

geralmente, às vésperas de feriados prolongados


(em que as pistas são revertidas para o sentido capital-litoral),

ou ao final destes (quando se revertem as pistas para o sentido litoral-capital).






Aqui dá para ver as duas pistas, antes de descer a Serra.


A Pista Norte da Imigrantes possui onze túneis.


Já a Pista Sul possui quatro,
sendo dois deles

os mais extensos túneis rodoviários brasileros,


o primeiro com 3.146 metros e o outro com 3.009 metros de extensão.








Túneis e viadutos tão extensos foram necessários

para que o impacto ambiental sobre a Serra do Mar

f
osse mínimo na construção da Pista Sul.

A construção da Pista Norte, na década de 1970,


exigiu o desmatamento de 16.000.000 m2
já a Pista Sul,

desmatou 40 vezes menos.


Esta é também a preocupação da Ecovias


concessionária que administra o complexo rodoviário.





Enfim, aqui se faz viagens com muita segurança

e com a vantagem de saber de antemão

que lá ao pé da serra

está paisagens belíssimas como esta









3 comentários:

  1. Oi Zina!Hoje vim espiar outro blog seu,este aqui!Que rodovia enorme,nossa!Gostei muito de ver e conhecer!Um beijo pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi,Zininha!Que lindo este novo flog!Meu cunhado está aqui e mostrei as fotos a ele,e ele ficou extasiado!Disse que embora já tenha passado diversas vezes pela Imigrantes,nunca teve esta visão!Ele gostaria de saber em que posição vc. estava para ter esta visão privilegiada! Ele tem casa em Boiçucanga,mas vai também muito a Manganguá(Vc. conhece?).
    P.S:Porque vc. mudou este flog para o blogspot?Precisa divulgar! Beijinhos mil!!!!

    ResponderExcluir
  3. Desenvolvimento com políticas ambientais sustentáveis, não são coisas antagônicas. Qualquer pessoa com um mínimo de noções culturais sabe que investimentos em transporte, saneamento básico, urbanismo e infra-estrutura só trazem o progresso por onde passam. Os fatos refletem isto, o atual rodoanel sul não permite ligações periféricas secundárias em seu contorno, e que atravessa inúmeros mananciais, e o futuro norte estão levando em conta estas importantíssimas questões. Com todo respeito, acreditar que o único caminho viável é deixarmos do jeito que está, é no mínimo falta de informação.
    Dentre as obras do PAC, uma que deveria estar incluída e ser priorizada é ligação rodo ferroviária Parelheiros–Itanhaém, uma vez que o porto de Santos ultrapassou seu limite de saturação com filas de navios em de mais de 60 unidades, das quais podem ser avistados da Vila Caiçara em Praia Grande, além de que a Via Anchieta por ser a única via de descida permitida para ônibus e caminhões tem registrados congestionamentos e acidentes graves semanalmente, como este de hoje 22/02/2013 em que uma trompa d’agua na baixada paulista deixou o sistema Anchieta / Imigrantes em colapso, e o transito só foi restabelecido na madrugada do dia 24 seguinte, e em épocas de escoamento de safras também a Dom Domenico Rangoni (Piaçaguera–Guarujá) se torna congestionada diariamente, ao contrário da Manoel da Nóbrega, onde somente se fica com problemas em épocas pontuais na passagem de ano, ao porto de Santos, e os futuros portos de Itanhaém / Peruíbe.
    Acredito também, como munícipe, que a estrada mitigaria as condições de estagnação que as cidades vivem, com ruas sem pavimentação, ocupação desordenada do solo, entre outras. Uma ligação da cidade com a região sul da capital traria muitos benefícios, fornecendo mais opções, melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital e baixada. Muitas pessoas voltariam a fixar na cidade, inclusive eu. A cidade poderia nos dar mais retorno frente aos impostos que pagamos. Investimentos em Parques Temáticos, Porto, Aeroporto, Ferrovia ligando com a existente, enfim muitos projetos que alavancariam a região como um todo, bem como o desenvolvimento global de toda a região.
    Enquanto outras cidades turísticas litorâneas avançam principalmente no norte fluminense, Itanhaem, Mongaguá e Peruíbe se voltam ás primitivas cidades sazonais caiçaras sem interesse em desenvolvimento e com metas e avanços financeiros presentes apenas nas mãos de alguns.
    Já passou á hora de ver nossa geração e de nossos filhos se enraizarem na região com bons empregos e educação ao invés de tentar uma melhor condição social em São Paulo, pois Santos também já ultrapassou o limite de saturação.
    Com relação Parelheiros, esta região rural situada ao sul do município de São Paulo, que possui uma carência de saneamento básico, ajudaria enormemente uma fiscalização, urbanização e preservação dos seus mananciais.
    Sinto que o potencial destas cidades não são utilizados, com foco noutros que beneficiam uma minoria retrógrada. Não vejo senão, o apoio irresponsável e egoísta aos interesses escusos.

    ResponderExcluir

As flores...certamente
é a forma que Deus arranjou
de se mostrar a todo instante
em qualquer lugar
a todos os seres do Universo...